Fórum de Ideias na Prada

O Fórum tem o objetivo de promover o bom debate e compartilhar conhecimento com o intuito de contribuir para a compreensão e superação dos desafios da sociedade atual.

* Os dados biográficos correspondem à data da apresentação

Marcos C. Azambuja

Embaixador do Brasil na França (1997-2003) e na Argentina (1992-1997). Foi Secretário-Geral do Itamaraty (1990-1992) e Chefe da Delegação do Brasil para Assuntos de Desarmamento e Direitos Humanos (Genebra, 1989-1990). Coordenou a Conferência Rio 92. É autor de numerosos textos e palestras sobre relações internacionais, notadamente nos campos do desarmamento e desenvolvimento sustentável, integração regional, direitos humanos, Antártida e política espacial.

Renata M. Canto Porto

Com mais de 20 anos de atuação em Comunicação e Marketing, é especialista em Estratégia, Inovação e incubação de projetos. Foi sócia-fundadora da Malagueta e é diretora da Geometry Global no Brasil. Atua ou atuou junto a grandes empresas como Johnson & Johnson, Coca Cola, Ford, Colgate, AB InBev e Natura, entre outras. É cofundadora e conselheira da Organização Agente Cidadão e do Coletivo WeLove, foi conselheira do Instituto Aliança Futuro da Criança.

Francisco Brito Cruz

Diretor do InternetLab, centro independente que promove pesquisa multidisciplinar no campo da internet, é doutor e mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante no Center for Study of Law and Society (Universidade da Califórnia - Berkeley) e participou do Summer Doctoral Program em Ciências Sociais da Universidade de Oxford (Reino Unido). Advogado e pesquisador, é autor de “Novo jogo, velhas regras” (Letramento, 2020) e coautor de “Sobrevivendo nas redes: Guia do Cidadão” (Moderna, 2018), “Direito Eleitoral na Era Digital” (Letramento, 2019) e “A Internet no banco dos réus” (IASP, 2017).

José Police Neto

Cientista social formado pela UFSC, exerce seu quarto mandato como vereador na cidade de São Paulo (desde 2011 filiado ao PSD). Foi presidente da Câmara Municipal em 2011, reeleito em 2012. Em 2008, foi apontado como o melhor vereador paulistano pela ONG Voto Consciente e pela Revista Veja São Paulo. Entre suas áreas de interesse estão mobilidade, tecnologia & inovação, combate à corrupção e eficiência na gestão pública.

Nabil Bonduki

Arquiteto e urbanista, é professor titular de Planejamento Urbano na FAU-USP. Foi vereador de São Paulo pelo PT (2001-04 e 2013-16), secretário de Cultura (2015-16) e superintendente de Habitação Popular (1989-92) do município de São Paulo. Foi relator do Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo, aprovado em 2014, e consultor do Plano Nacional de Habitação (2007-08). Entre suas áreas de interesse estão urbanismo, mobilidade e habitação popular.

Pedro Doria

Jornalista, é co-fundador do Canal Meio, newsletter diária que resume as notícias com rapidez pela manhã. Foi editor executivo de ‘O Globo’ e editor-chefe de ‘O Estado de S. Paulo’, jornais com os quais colabora como colunista, papel que também exerce na rádio CBN. Knight Latin American Fellow da Universidade Stanford (EUA), é autor de oito livros, entre eles "1565", que reconstrói o início da história do Rio de Janeiro, e "1789". "Fascismo à brasileira" chega às livrarias em agosto.

Denis Lerrer Rosenfield

Professor titular aposentado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é consultor de empresas e entidades empresariais, com ênfase nas articulações entre política e economia. Graduado em Filosofia na Universidade Nacional Autônoma do México, tem Doutorado pela Universidade de Paris I (Panthéon Sorbonne) e Pós-doutorado pela École Normale Supérieure de Fontenay-St Cloud. Articulista de “O Estado de S. Paulo”, é autor de vários livros, entre eles “O Estado Fraturado – Reflexões sobre a autoridade, a democracia e a violência” (Topbooks, 2018).


Oscar Vilhena Vieira

Diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP), onde leciona Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e Desenvolvimento. Graduado pela PUC-SP, tem Mestrado em Direito pela Univ. de Columbia (NY), Doutorado em Ciência Política pela USP e Pós-doutorado pelo Centre for Brazilian Studies - St. Antony's College (Oxford). É Global Fellow do Woodrow Wilson Center (Washington D.C) e membro da Comissão Arns de Direitos Humanos. Colunista da “Folha de S.Paulo”, é autor de vários livros, entre eles “A Batalha dos Poderes” (Comp. das Letras, 2018).

Fábio Zambeli

Jornalista formado pela Universidade Metodista de SP e pós-graduado em comunicação pública pela Universidade de Taubaté, com 27 anos de experiência em cobertura política em São Paulo e Brasília. Atuou como repórter e editor na Folha de S. Paulo e foi diretor da agência FSB Comunicação, responsável por análise de conjuntura. Atualmente é analista-chefe do site JOTA em São Paulo.

Caio Tulio Costa

Jornalista com pós-doutorado na Columbia University (NY) e cofundador do Torabit, plataforma de monitoramento digital. Caio, que foi editor e ombudsman da Folha e fundador do UOL, fez um balanço das mais de 37 milhões de menções à pandemia no Twitter, Facebook, YouTube e Instagram desde o final de fevereiro.

Lourival Sant'Anna

Repórter e analista internacional da CNN Brasil (que estreia em março) e colunista do Estadão, já cobriu conflitos e fatos relevantes em mais de 70 países, incluindo Irã, Iraque, Síria e Israel. Mestre em jornalismo pela ECA/USP, é autor de Minha guerra contra o medo: O que o risco de morte ensina sobre a vida (Amazon, 2019).

 

Patrícia Campos Mello

Patrícia Campos Mello é repórter especial, colunista, membro do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo e ex-correspondente do jornal nos EUA. Em 2019, recebeu o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa do Comitê para proteção de Jornalistas (CPJ) e, em 2018, o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha. É comentarista do Jornal da Cultura.

Paulo Sotero

Paulo Sotero é diretor do Brazil Institute no Wilson Center, em Washington D.C. Foi professor adjunto na Edmund A. Walsh School of Foreign Service(Georgetown University) e da Elliott School of International Affairs (George Washington University). Ex-correspondente da revista VEJA em Lisboa e dos jornais Gazeta Mercantil e O Estado de S.Paulo em Washington, é membro do Conselho Diretor do Instituto das Américas (Califórnia) e do Gacint-USP.

Boris Fausto

Boris Fausto, professor e pesquisador, lecionou na USP, Unicamp, e em universidades dos EUA (Brown) e da Europa (Oxford). É autor dos clássicos “A Revolução de 1930 - Historiografia e História” (1970) e “Trabalho urbano e conflito social” (1976).

Sergio Fausto

Sergio Fausto, diretor executivo da Fundação FHC e colaborador do James Baker Institute (Rice University), é editor/autor de “Difícil Democracia” (2011) e “Brasil e América Latina: Que Tipo de Liderança é Possível?” (2013).

Marcus Pestana

Marcus Pestana, economista, foi deputado federal pelo PSDB de Minas Gerais de 2011 a 2018. Foi titular das Comissões de Finanças e da Seguridade Social e integrou as Comissões Especiais da Reforma da Previdência e da Reforma Política. Em Minas, foi prefeito de Juiz de Fora e secretário estadual do Planejamento e da Saúde. É secretário-geral do PSDB e colunista do site Congresso em Foco. Em 2018, não se elegeu, mas é o primeiro suplente de seu partido.

Pedro Doria

Pedro Doria, 44 anos, jornalista e escritor, foi editor-chefe de Digitais de O Estado de S. Paulo e editor-executivo de O Globo e segue como colunista de tecnologia de ambos os jornais e da rádio CBN. É fundador da startup Canal Meio, que resume todo dia os principais acontecimentos em 8 minutos. Estudou na Universidade Stanford, no Vale do Silício (Califórnia). É autor de diversos livros best-sellers sobre história do Brasil, entre eles Tenentes: A Guerra Civil Brasileira (Record). Com um pé no futuro e outro no passado, suas palestras incorporam ainda sua experiência com política brasileira e internacional para traçar um panorama único do mundo em que vivemos.

 

Eliane Cantanhêde

A jornalista Eliane Cantanhêde vive na capital federal desde os 9 anos e, em sua longa carreira como jornalista, trabalhou como repórter, chefe de redação e colunista nos principais meios brasileiros, entre eles Veja, Folha, Estadão e Globo News. Cobriu as Diretas Já e o fim do regime militar, a Constituinte 1987-1988, dois impeachments presidenciais e todos os governos desde Geisel até Temer.

Sergio Fausto

Superintendente Executivo da Fundação Fernando Henrique Cardoso, co-diretor do Projeto Plataforma Democrática e co-editor da série de livros "O Estado da Democracia na América Latina". Faz parte do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (Gacint-USP) e integra a equipe de colaboradores do Latin American Program do James Baker Institute for Public Policy, da Rice University. Fausto escreve regularmente para o jornal O Estado de S.Paulo e para o Infolatam – Información y Análisis de América Latina.

 

Sergio Fausto

Sergio Fausto é Superintendente Executivo da Fundação Fernando Henrique Cardoso, co-diretor do Projeto Plataforma Democrática e co-editor da série de livros "O Estado da Democracia na América Latina". Integra a equipe de colaboradores do Latin American Program do James Baker Institute for Public Policy, da Rice University. Fausto escreve regularmente para o jornal O Estado de S.Paulo.
Durante os mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso (1995-1999 e 1999-2003), foi assessor do Ministério da Fazenda, do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior e do Ministério do Planejamento. Em 2012, foi premiado com o Gus Hart Fellowship, prêmio anualmente concedido pelo para acadêmicos e policy makers por sua contribuição para a democracia e o desenvolvimento na América Latina.
Entre suas publicações estão: Difícil Democracia (Paz e Terra, 2011), editor; Brasil e América del Sur: Olhares Cruzados (Siglo XXI, 2012), editor e autor; e Brasil e América Latina: Que Tipo de Liderança é Possível? (Plataforma Democrática, 2013), editor e autor; Internet e Mobilizações Sociais: Transformações do Espaço Público e da Sociedade Civil (Plataforma Democrática, 2015), editor; e Ativismo Político em Tempos de Internet (Plataforma Democrática, 2016), editor. Também é autor do capítulo “Modernization under Democracy”, presente no livro Concise History of Brazil, de Boris Fausto, lançado pela Cambridge University Press em 2014.
É membro do conselho consultivo do Instituto Palavra Aberta e do conselho de sócios do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

 

Gustavo Franco

Gustavo H. B. Franco é o Estrategista-Chefe da Rio Bravo, Presidente de nosso Conselho de Administração e um de nossos Sócios Fundadores. Foi Presidente do Banco Central do Brasil, e também Diretor da Área Internacional do Banco Central e Secretário Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, entre 1993 e 1999. Neste período de grandes mudanças, Gustavo teve participação central na formulação e operacionalização do Plano Real, bem como nos debates associados à estabilização e às reformas. Conduziu diretamente a operação dos mercados, negociações financeiras internacionais (Plano Brady, acordo com o FMI em 1998), lançamentos de bônus da República, reestruturações bancárias (PROES, PROER, privatizações) e aspectos regulatórios próprios das atividades de bancos centrais. Gustavo participa de diversos conselhos consultivos e de administração, e ainda mantém atividade acadêmica e escreve regularmente para jornais e revistas. É professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1986.  Tem catorze livros publicados e mais de uma centena de artigos em revistas acadêmicas. Seus escritos podem ser encontrados em sua home page: www.gustavofranco.com.br. É bacharel (1979) e mestre (1982) em Economia pela PUC do Rio de Janeiro e PhD (1986) pela Harvard University.​

 

Oscar Vilhena Vieira

Diretor da Direito SP, onde leciona nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e Desenvolvimento. Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestrado em Direito pela Universidade de Columbia, Nova York (1995), Mestrado e Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1991-1998) e Pós-doutorado pelo Centre for Brazilian Studies - St. Antonies College, Universidade de Oxford (2007). Foi Procurador do Estado em São Paulo, Diretor Executivo do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime (ILANUD), assim como fundador e Diretor da organização Conectas Direitos Humanos. É colunista do jornal Folha de São Paulo e membro de diversos conselhos de organizações da sociedade civil, entre os quais Instituto Pro Bono e Open Society Foundations (OSF). Na advocacia, tem se concentrado em casos de interesse público junto ao Supremo Tribunal Federal.

 

Pedro Pullen Parente

Atualmente é Presidente da Petrobrás e do Conselho Administrativo da BM&FBovespa, e um dos sócios fundadores da Prada Assessoria. Pedro é engenheiro de formação (UnB). Exerceu o cargo de presidente e CEO da Bunge Brasil, Vice-Presidente Executivo (COO) do Grupo RBS de janeiro de 2003 até dezembro de 2009. Foi presidente do Conselho da Única,  Amcham e SBR. No setor público, Parente ocupou diversos cargos na área econômica do Governo ao longo de sua carreira. Foi também consultor do Fundo Monetário Internacional e de instituições públicas no País, entre as quais Secretarias de Estado e a Assembleia Nacional Constituinte de 1988. Foi Ministro de Estado (1999-2002), tendo sido o coordenador da equipe de transição do Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso para o Presidente Lula. Outra atuação destacada de Parente, neste período, foi a de Presidente da Câmara de Gestão da Crise de Energia (2001-2002). 

 

Embaixador Clodoaldo Hugueney

Formou-se bacharel em Direito pela PUC do Rio de Janeiro e Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade do Chile. Ele ocupou vários cargos no Itamaraty e no Planejamento, tais quais Subsecretário de Assuntos Econômicos e de Planejamento Político. Como embaixador, Hugueney representou o Brasil em Caracas (1993-1999), junto à União Européia em Bruxelas (1999-2002), junto à ONU em Genebra (2005-2008) e em Pequim (2008-2013). De abril a maio de 2015, Hugueney ocupava a Presidência do Conselho Empresarial Brasil-China.

 

Ellen Gracie Northfleet

Graduou-se em Direito e especializou-se em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi bolsista da Fundação Fulbright na School of Public Affairs da American University, em Washington, e jurista em residência na Law Library of Congress, nos EUA. Lecionou na UFRGS e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS. Foi procuradora da República de 1973 a 1989. Em 1989, foi nomeada para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, do qual foi presidente de 1997 a 1999. Em novembro de 2000, foi nomeada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), tornando-se a primeira mulher a integrar a Corte Suprema do Brasil. Em 2004 foi eleita vice-presidente do STF, sendo eleita presidente do tribunal em 2006, para um mandato de dois anos. Aposentou-se como ministra do STF em 2011.

 

Oscar Vilhena Vieira

Diretor da Direito SP, onde leciona nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e Desenvolvimento. Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestrado em Direito pela Universidade de Columbia, Nova York (1995), Mestrado e Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1991-1998) e Pós-doutorado pelo Centre for Brazilian Studies - St. Antonies College, Universidade de Oxford (2007). Foi Procurador do Estado em São Paulo, Diretor Executivo do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime (ILANUD), assim como fundador e Diretor da organização Conectas Direitos Humanos. É colunista do jornal Folha de São Paulo e membro de diversos conselhos de organizações da sociedade civil, entre os quais Instituto Pro Bono e Open Society Foundations (OSF). Na advocacia, tem se concentrado em casos de interesse público junto ao Supremo Tribunal Federal.

 

Teresa Ter-Minassian

Advogada pela Universidade de Roma e economista pela Universidade de Harvard, hoje é consultora internacional em economia e finanças públicas no Banco Internacional de Desenvolvimento. Em 1972, entrou para o Fundo Monetário Internacional (FMI) onde trabalhou até 2000 para os departamentos europeus (EUR), liderando missões do FMI na Itália, Espanha, Portugal e Grécia; e do Hemisfério Oeste (WHD), como líder das negociações com o Brasil e a Argentina. Desde 2001 até 2008 foi diretora do Departamento de Assuntos Fiscais (FAD) do FMI.

Fernando Henrique Cardoso

É sociólogo, cientista político, professor universitário, escritor e político brasileiro. Foi o trigésimo quarto presidente da República Federativa do Brasil entre 1995 a 2003. Formou-se em 1952 em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) e especializou-se em Sociologia pela mesma faculdade no ano de 1953. Em 1961, formou-se Doutor em Ciências pela USP e concluiu, no ano de 1962/63, curso de pós-graduação no Laboratoire de Sociologie Industrielle na Université de Paris. Foi livre docente em sociologia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP em 1963 e titular da Cátedra de Ciência Política na mesma faculdade em 1968. Atualmente preside o Instituto Fernando Henrique Cardoso, fundado por ele em 2004, e participa de diversos conselhos consultivos em diferentes órgãos no exterior, como o Clinton Global Initiative, Universidade Brown e United Nations Foundation. Também é membro do The Elders, da Academia Brasileira de Letras, e presidente de honra do PSDB.

Pedro Pullen Parente

Atualmente é Presidente da Petrobrás e do Conselho Administrativo da BM&FBovespa, e um dos sócios fundadores da Prada Assessoria. Pedro é engenheiro de formação (UnB). Exerceu o cargo de presidente e CEO da Bunge Brasil, Vice-Presidente Executivo (COO) do Grupo RBS de janeiro de 2003 até dezembro de 2009. Foi presidente do Conselho da Única, Amcham e SBR. No setor público, Parente ocupou diversos cargos na área econômica do Governo ao longo de sua carreira. Foi também consultor do Fundo Monetário Internacional e de instituições públicas no País, entre as quais Secretarias de Estado e a Assembleia Nacional Constituinte de 1988. Foi Ministro de Estado (1999-2002), tendo sido o coordenador da equipe de transição do Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso para o Presidente Lula. Outra atuação destacada de Parente, neste período, foi a de Presidente da Câmara de Gestão da Crise de Energia (2001-2002). 

Boris Fausto

Formou-se Bacharel em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo em 1953 e mestre em 1967 pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Trabalhou na consultoria jurídica da reitoria da USP e foi procurador do Estado. Escreve frequentemente artigos para diversos periódicos nacionais, como a Folha de São Paulo. Desde 1989 é professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e recentemente ingressou para a Academia Brasileira de Ciências.


*Os dados biográficos correspondem à data da apresentação